quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas de Direção Defensiva

Continuamos com a série de postagens com dicas de direção defensiva dadas por Carlos Cunha.


Salto alto e direção: mistura perigosa
Para testarmos como é a desenvoltura das motoristas que utilizam salto alto para dirigir, convidamos a jornalista Giovana Biotto para realizar alguns testes juntamente com o piloto Carlos Cunha. O principal objetivo do teste foi demonstrar para as mulheres que a elegância propiciada pelo salto alto não combina com a direção, e que o simples cuidado de trocar o salto por um tênis ou uma sapatilha na hora de dirigir pode salvar vidas.
O teste foi realizado na pista de testes do “Programa Carlos Cunha Show”, com toda segurança necessária para a jornalista. O carro utilizado foi o Agile com ABS, Giovana iniciou o teste dirigindo com salto alto de 10cm, ela realizou o percurso da pista e quando atingiu 60 km/h, freou bruscamente, conseguindo parar o carro a 13,30m, uma parada bastante longa. A força da voluntária foi colocada somente na ponta do pé e o salto alto bateu no assoalho do carro, dificultando a frenagem. Na seqüência, Giovana tirou o sapato alto e coloco uma sapatilha; com o piloto Carlos Cunha no banco do lado, seguiu novamente para fazer o mesmo percurso.
Quando atingiu a velocidade de 60 km/h ela freou, conseguindo parar o carro totalmente com 9,60m. 3,70m a menos do que com salto alto. Desta vez a jornalista afirma ter se sentido mais segura e a sensibilidade do pé colaborou para frear mais rápido.
 Depois do teste de frenagem a 60 hm/h, Giovana foi desafiada pelo piloto Carlos Cunha a realizar o mesmo teste, só que a 100 km/h; corajosa, a jornalista topou o desafio. Desta vez, ela realizou o teste primeiro calçando sapatilha; junto com Cunha ela foi atingindo a velocidade combinada até chegar aos 100 km/h e freou, conseguindo parar com 29m. Como no outro teste, Giovana trocou de sapato, novamente com o salto de 10cm, ela fez o percurso; quando atingiu a velocidade freou, conseguindo parar a 38,30m; 9,30m a mais que a sapatilha e apresentou muitas dificuldades para conseguir controlar o carro.
“Eu quase não consegui parar o veículo de salto alto, aprendi a lição”, afirma Giovana.


Nenhum comentário: