sexta-feira, 13 de maio de 2011

Simulador de ambiente corporativo é diferencial em sala de aula

A falta de uma experiência profissional na área de atuação assusta muitos universitários que estão prestes a deixar os bancos escolares e enfrentar, finalmente, o mercado de trabalho. Isso porque nem sempre o conteúdo aplicado em sala de aula atende às necessidades do real mundo corporativo. E, às vezes, o time do mercado não espera a sua curva de aprendizagem elevar. Agora imagine ter a possibilidade de atuar – e poder errar - em uma empresa sem precisar se preocupar com falhas em um relatório ou chamadas de atenção do chefe? É exatamente isso que propõe a disciplina Tomada de Decisão ou Business Game, oferecida pela Veris Faculdades aos alunos dos cursos de Administração, Comunicação Social, Bacharelados em Tecnologia da Informação e Tecnólogos. 

Oferecida desde 2008, a disciplina funciona a partir da ferramenta Tectrain, que permite que o aluno simule uma situação real, exercitando os conceitos aprendidos em sala de aula em outras disciplinas, e analise os resultados (positivos ou negativos) de suas ações. Ou seja, é possível, através deste simulador, ganhar experiência antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. 

Os alunos ganham uma visão integrada do funcionamento de uma empresa e dos diversos setores que a compõem, como o marketing, setor de vendas, finanças, operações, entre outras. A disciplina também permite que os alunos aprendam a utilizar corretamente as informações gerenciais, como pesquisas e relatórios, para que possam diagnosticar corretamente seu desempenho para ajuste do plano estratégico e das táticas operacionais. “Os alunos que passam por esta disciplina encaram tudo isso como uma excelente oportunidade de vivenciarem o ambiente de negócios por meio de um simulador. E, nós professores, acabamos atuando como consultores empresariais discutindo com eles resultados e estratégica. É uma aula bem diferenciada”, afirma a professora Heloísa H. Oliveira Salgado, que ministra a disciplina há três anos na faculdade.


Competitividade

Para participar, os alunos são divididos em grupos e a competição entre as equipes deixa o ‘jogo’ mais interessante e próximo da realidade.  Afinal, fazer parte do time da empresa fictícia vendedora significa que foram adotadas boas estratégias. Além da experiência, as equipes campeãs são presenteadas ou homenageadas pela faculdade. “Já oferecemos desconto em nossos cursos de pós-graduação e até placas de homenagem, que foram entregues na colação de grau dos vencedores”, comentou Carla. 

Redatores: André Melli, Carla Furlan, Cayo Vinicius, Edymara Santos, Francielly Soares, Mabile Teixeira, Patricia Lopes, Roberto Kazuo  
Professor orientador: Eliasar Almeida

Nenhum comentário: