Durante a aula de Ética e Responsabilidade Social, alunos dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Corporativa da Veris – unidade Campinas – elaboraram, em grupo, enunciados que procuravam relacionar sua área de atuação ou formação com a responsabilidade social. Após a conclusão, a profa. Maria José da Costa Oliveira – responsável pela disciplina, considerou importante compartilhar a percepção de seus alunos com aqueles que têm interesse em investigar o assunto.
Seguem, portanto, os enunciados elaborados, com a identificação dos alunos que integram cada grupo.
Qual a relação que pode ser estabelecida entre sua área de formação e a responsabilidade social?
Como pedagogos, acreditamos que o nosso principal objetivo é contribuir para a formação integral do educando. Denominamos como formação integral, um trabalho alicerçado no dialogo, no exemplo, na assertividade, na coerência, estabelecendo limites e propiciando ao educando uma elaboração de seu projeto de vida. Com esse olhar peculiar à educação, acreditamos que a nossa formação e a responsabilidade social estão extremamente vinculadas, pois, possibilitando ao educando uma formação completa, consequentemente, formaremos cidadãos éticos, conscientes de seu papel na sociedade.
Grupo de Alunos: Anderson Mendes, Gabriela Santos, Glinis Batista e Poliana Batista.
A responsabilidade social da psicopedagogia deve ir além da identificação dos distúrbios da aprendizagem. É necessário o acompanhamento clínico, porém é essencial a garantia de inclusão no contexto social, evitando, desta forma, qualquer possibilidade de discriminação. Assim, o papel deste profissional transpõe o ambiente clínico e passa a atuar de forma cooperativa com o educador, comunidade escolar e família.
Grupo de alunos: Anderson Patrocínio, Hemiliana Marques, Laila Raízes, Michele Siqueira, Tatiane Bof
Acreditamos que uma forte contribuição da Educação Corporativa seja a implementação e participação de programas que envolvam a responsabilidade social em grandes empresas; formar, informar e acompanhar o desenvolvimento de estratégias de ação de produção das relações dos produtos oferecidos.
Já a responsabilidade social em atendimentos de psicopedagogia pode se dar desde a oferta de baixo custo do suporte pedagógico a comunidades carentes ou trabalho voluntário; até a própria estrutura dos atendimentos, inserindo no trabalho o desenvolvimento crítico e participativo das crianças atendidas (em paralelo com as demandas das dificuldades de aprendizagem.
Grupo de alunos: Camila Theodoro, Renata Fray Fernandes, Rômulo Gabriel Machado, Vivian Gonçalves
Como professores atuantes em diferentes áreas da educação como Educação Física, Língua Inglesa e Educação Infantil, trabalhamos diretamente com a formação de cidadãos. Na escola não são focados apenas conteúdos curriculares, mas também valores, o que estabelece uma estreita relação com a responsabilidade social.
Como professores/educadores, na maioria das vezes somos tidos como exemplos, principalmente com os pequenos. Daí a importância em adotarmos um comportamento ético e socialmente responsável. Porém, mais importante do que ensinar valores é cada um demonstrar seus próprios valores no dia a dia.
Grupo de alunos: Adriana do Valle, Alessandra Batista, Érika Lopes, Carlos Eduardo Sacolli
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as escolas tem como obrigação ensinar fundamentos de responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, cidadania, ética, moral, etc.
Faz parte da responsabilidade social da escola, desenvolver projetos que estimulem e desenvolvam consciência de responsabilidade com o meio ambiente, através de projetos, coleta seletiva, oficina de sucatas, racionamento de água, entre outros. Desta forma, a responsabilidade social escolar engloba também o compromisso de formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades e deveres com a sociedade.
A escola veicula esta perspectiva da responsabilidade coletiva por intermédio dos processos educativos que dispõe, de forma que sua cultura e valores sejam preservados.
Portanto, a escola tem o compromisso de instituir a responsabilidade social, fundamentada nos ideais de solidariedade, cidadania e participação, pois a construção de uma sociedade mais justa e consciente começa pela educação.
Dayana Romero, Érika Moreira, Flávia Prado, Juliana Lencastre, Thaís Folster
Nenhum comentário:
Postar um comentário