quinta-feira, 31 de março de 2011

As Tendências de Mercado e o Profissional de Comunicação

Por Luciana Miotto

Atualmente, o profissional de Comunicação se depara com um universo de possibilidades a serem exploradas, por conta dos impactos culturais surgidos com a globalização e facilitados pelos novos meios de comunicação. Assim, é importante o papel do profissional de comunicação social na defesa dos interesses das comunidades.

A ideia de comunidade que hoje vivenciamos surgiu como o resultado das mudanças nas formas de sociabilidade e organização da vida coletiva. Foram mudanças devidas, em grande parte, ao desenvolvimento contemporâneo dos meios de comunicação. Ao se observar a trajetória das comunidades nos espaços altamente urbanizados, a complexidade da vida moderna passou a exigir novas formas de mobilização social.

As novas formas de mobilização social contemporâneas têm extrapolado o âmbito local, pois uma das maiores transformações da atualidade foi a crescente possibilidade da rápida troca de informações, por meio das novas tecnologias da comunicação. O contato entre quaisquer lugares do mundo, numa escala global, tornou-se mais intenso e rápido. 

Isso permite transcender o localismo, quebrando o isolamento das comunidades, já que os assuntos locais passam a dividir espaço e atenção com os temas globais. Não se trata mais da comunidade confinada dentro de fronteiras territoriais e onde se pode encontrar certa homogeneidade cultural. O surgimento de novos sujeitos e de novas formas de organização social coletiva fazem emergir a diversidade cultural.

Para a mobilização das pessoas no cenário contemporâneo, torna-se cada vez mais evidente a necessidade da comunicação ser vista de uma maneira estratégica, especialmente no tocante ao bem estar e à qualidade de vida das comunidades.

Assim, diante dos novos desafios que surgem para o estudante de Comunicação Social, o MIX 2011 pretende promover uma pesquisa sobre as várias tendências em que o profissional de Comunicação Social poderá atuar junto às comunidades urbanas. Quais são os nichos de mercado a serem explorados por este novo profissional? Que desafios se impõem à sua atuação no espaço urbano?

Esperamos que os estudantes encontrem respostas que confirmem suas escolhas profissionais e reforcem sua criatividade, dedicação e entusiasmo. Por outro lado, que fortaleçam a ética profissional e seu papel como comunicadores sociais comprometidos com a mudança social e o bem estar das comunidades.

Foto da exposição 'Redescobrindo a Vila Industrial', por Gabriel Campos

Nenhum comentário: